Você está aqui:  GROW RUP - Interreg Europe ::..
GROW RUP

                     

 

Resumo do projeto

GROW RUP é um projeto Interreg Europe que reúne cinco regiões ultraperiféricas da UE.
E que apoia a criação e o crescimento de empresas inovadoras no campo da economia verde e azul, com foco particular em desempregados de longa duração.

"CRESCIMENTO do duplo
desafio: apoio à competitividade
e emprego das PME nas RUP. "

 

Cooperação inter-regional para a competitividade das PMEs

As regiões ultraperiféricas (RUP) têm de lidar com uma série de dificuldades relacionadas com as suas caraterísticas geográficas, tais como o afastamento, a insularidade, o tamanho reduzido, o clima, que geralmente constituem uma restrição ao seu desenvolvimento. Além destas caraterísticas estruturais, a crise económica que a Europa sofreu nos últimos anos prejudicou ainda mais o seu crescimento económico.

GROW RUP encaixa-se neste quadro de duas maneiras:

  • Impulsionando a competitividade e o empreendedorismo das PME e visando os desempregados de longa duração nas RUP.
  • Apoiando o crescimento verde e azul com o objetivo de oferecer atividades económicas mais eficientes em termos de recursos nesses territórios.

O projeto permitirá às organizações parceiras trocar experiências, práticas e ideias entre elas, bem como com as partes interessadas relevantes, e assim encontrar soluções para melhorar as suas abordagens regionais.

 

 

Plano de ação

Processo de aprendizagem inter-regional

Um elemento-chave do projeto são as visitas inter-regionais ao local, onde os parceiros do projeto compartilham estratégias e experiências em temas específicos e fazem um brainstorming com os parceiros políticos e partes interessadas para selecionar uma série de melhores práticas.

Após as visitas inter-regionais ao local, as regiões parceiras organizam workshops para o pessoal da organização e parceiros locais para apresentarem os resultados das visitas do site, validar as melhores práticas selecionadas e elaborar diretrizes para a elaboração dos planos de ação.

O processo de aprendizagem GROW RUP é conduzido ao longo de 2017-2019. Após esta fase os resultados são coletados, analisados e compilados em planos de ação regionais e no compêndio GROW RUP.

Processo de acompanhamento

Em 2019-2021 GROW RUP passará da aprendizagem para a implementação. Os planos de ação regionais são implementados e o seu progresso é monitorizado de perto. As recomendações e os resultados do projeto serão amplamente divulgados junto das outras RUPs não envolvidas no projeto, bem como em outras regiões da UE, para proporcionar-lhes a possibilidade de levar e replicar as lições aprendidas.

 

"GROW RUP é trabalhar em conjunto
através de fronteiras e organizações,
com o apoio das partes interessadas,
para encontrar as melhores soluções para
criação e crescimento de empresas regionais"