Perguntas Frequentes

De forma a evitar deslocar-se ao serviços do IEM, disponibilizamos algumas informações frequentemente questionadas pelos utentes.

1. Estou desempregado e pretendo fazer a minha inscrição no Centro de Emprego. Como posso fazer?
Se está desempregado e reside atualmente na Região Autónoma da Madeira, poderá efetuar a sua inscrição no Centro de Emprego. Para efeitos de inscrição no Centro de Emprego, poderá aceder à seguinte ligação e submeter a sua ficha de pré-inscrição. Deverá preencher corretamente a ficha de pré-inscrição, sob pena de não ser validada. Se lhe for impossível utilizar os meios eletrónicos para fazer a sua inscrição, deve agendar previamente o seu atendimento presencial nos serviços de emprego clicando da seguinte ligação: www.iem.madeira.gov.pt/agendamentos/. Em alternativa, poderá fazer a sua marcação também através da linha telefónica 291 145 749 (dias úteis, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h00). Poderá ainda contactar o Polo de Emprego da sua área de residência, que lhe facultará o apoio necessário. Consulte aqui a rede dos Polos de Emprego.
2. Preciso de uma declaração emitida pelo Centro de Emprego. Como posso solicitá-la?
Deve solicitar a declaração via email, para o correio eletrónico do Centro de Emprego (ce@iem.madeira.gov.pt), ou em alternativa, dirigir-se a um dos Polos de Emprego da Região. Para consulta dos Polos de Emprego em funcionamento, clique aqui.
3. Fiquei desempregado e pretendo requerer prestações de desemprego. Como devo fazer?

Os requerimentos de prestações de desemprego apenas podem ser entregues presencialmente.

Para efeitos de requerimento de prestações de desemprego, sugerimos a consulta da informação disponível na página do IEM, na opção “requerimento de prestações de desemprego” para confirmação de toda a documentação necessária para entrega, consoante o motivo de desemprego.

Posteriormente, deverá agendar marcação para atendimento presencial nos nossos serviços, através do nosso site, na ligação www.iem.madeira.gov.pt/agendamentos/, ou na impossibilidade, através da linha telefónica: 291 145 749 (dias úteis, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h00).

4. Era beneficiário de prestações de desemprego, entretanto tive uma atividade profissional que terminou. Gostaria de proceder ao reinicio das prestações de desemprego. Como fazer?

Os pedidos de reinício de prestações de desemprego apenas podem ser efetuados presencialmente.

Para efeitos de reinício de prestações de desemprego, sugerimos a consulta da informação disponível na página do IEM, na opção “reinício de prestações de desemprego” para confirmação de toda a documentação necessária para entrega, consoante o motivo de desemprego.

Posteriormente, deverá agendar marcação para atendimento presencial nos nossos serviços, através do nosso site, na ligação www.iem.madeira.gov.pt/agendamentos/, ou através da linha telefónica: 291 145 749 (dias úteis, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h00).

5. Ausentei-me para o estrangeiro e solicitei a suspensão das prestações de desemprego. Agora que regressei, como posso solicitar o reinício das prestações de desemprego?

Para efeitos de reinício de prestações de desemprego, sugerimos a consulta da informação disponível na página do IEM, na opção “reinício de prestações de desemprego” para confirmação de toda a documentação necessária para entrega, consoante o motivo de desemprego.

Posteriormente, deverá agendar marcação para atendimento presencial nos nossos serviços, através do nosso site, na ligação www.iem.madeira.gov.pt/agendamentos/, ou através da linha telefónica: 291 145 749 (dias úteis, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h00).

6. Tenho uma convocatória do Centro de Emprego. Devo comparecer presencialmente? Se faltar sou penalizado?
Se recebeu uma convocatória do Centro de Emprego para uma intervenção a realizar presencialmente deve comparecer uma vez que estão garantidas todas as condições de higiene e segurança.
7. Tenho indicação para apresentar-me numa empresa para responder a uma oferta de emprego. Se faltar sou penalizado?
Neste momento, se for convocado para ser apresentado a uma oferta de emprego que lhe foi indicada, deverá comparecer ou justificar a sua não comparência, de acordo com a legislação em vigor.
8. Preciso de entregar documentação no Centro de Emprego (CIT, Comunicação de emprego, exposição à direção, solicitar informações, outros documentos…). Como devo proceder?
Deve enviar por e-mail ou por correio postal para o respetivo serviço de emprego.
9. Preciso de entregar a baixa médica no Centro de Emprego?
Sim, a baixa médica deve ser entregue por e-mail ou correio postal, não sendo necessário que se dirija ao serviço do IEM, IP-RAM.
10. Recebi em casa um cartão postal do Centro de Emprego questionando sobre a minha situação atual e se continuo desempregado. Como posso devolver o cartão?
Deverá fazer a devolução do cartão postal através dos serviços dos CTT, ou em alternativa, enviar um email para ce@iem.madeira.gov.pt com o seu nome completo, número de identificação e referir a situação em que se encontra. Poderá, da mesma forma, digitalizar o cartão postal e enviar em anexo.
11. Gostaria de ter uma experiência de trabalho na Europa. Que apoio posso ter dos serviços de Emprego?

Se pretende apoio na sua procura de emprego em qualquer Estado-Membro da EU, bem como para a Islândia, O Listenstaine, a Noruega e a Suiça, poderá solicitar o apoio da rede EURES. Através da nossa conselheira EURES, terá o aconselhamento necessário para desenvolver o seu projeto de mobilidade.

Para efeitos de atendimento presencial, deverá agendar marcação para atendimento presencial nos nossos serviços, através do nosso site, na ligação www.iem.madeira.gov.pt/agendamentos/, ou através da linha telefónica: 291 145 749 (dias úteis, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h00).

12. Onde posso dirigir-me para efeitos de inscrição nos serviços de emprego?

Centro de Emprego

Serviços centrais de atendimento e apoio à população desempregada
Morada: Rua do Hospital Velho nº 26, Funchal (junto ao mercado municipal);
Horário: dias úteis entre as 9h00-16h00 (aberto na hora do almoço);
Telefone: 291 145 740

Loja do Cidadão

Morada: Avenida Arriaga nº 42 – A – R/C – Balcão nº 17;
Horário: de 2ª a 6º Feira das 8h30-19h30 e Sábados das 8h30-13h30; 

Núcleos de Atendimento

O Instituto de Emprego disponibiliza 3 Núcleos de Atendimento e para o efeito providencia a deslocalização de um técnico de emprego para prestar apoio aos desempregados nos seguintes concelhos:

a) Machico – Casa do Povo de Machico
Morada: Rua Infante D. Henrique, nº 29
Horário: todas as segundas-feiras entre as 10h-12h30 e das 14h-16h.

b) Ribeira Brava – Junta de Freguesia da Ribeira Brava
Morada: Estrada Comandante Camacho Freitas, nº 9 (9350-209 Ribeira Brava)
Horário: todas as sextas-feiras entre as 10h-12h.

c) Porto Moniz – Serviço Local da Segurança Social do Porto Moniz
Morada: Sítio do Pé da Ladeira, Estrada Regional n.º 101, n.º 65
Horário: todas as quartas-feiras entre as 10h-12h.

13. Resido fora do Funchal. Posso dirigir-me a outras estruturas de apoio para efeitos de inscrição para emprego?

Sim. Para efeitos de inscrição e acesso a todas as informações relacionadas com os serviços de emprego regionais, nos vários concelhos da Região, o Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM, disponibiliza um serviço de proximidade através de um conjunto de Polos de Emprego, cuja missão é apoiar todos os desempregados que procuram emprego e acompanhar de forma personalizada o seu percurso até à inserção profissional.

Para consulta dos Polos de Emprego em funcionamento, clique aqui.

Se residir no Porto Santo pode fazer a sua inscrição no Posto de Atendimento ao Cidadão:
Morada: Avenida Vieira de Castro (9400-179 Porto Santo)
Horário: de 2ª a 6º Feira das 8h30-19h30 e Sábados das 9h00-13h00.

14. Para efetuar inscrição nos serviços de Emprego, quais os documentos que devo apresentar no ato de inscrição?

Para efeitos de inscrição deverá fazer-se acompanhar dos seguintes documentos:

  • Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte /ou Cartão de Cidadão atualizado, se for cidadão nacional;
  • Bilhete de Identidade de Cidadão Estrangeiro ou Passaporte, se for cidadão de um país do Espaço Económico Europeu;
  • Título que permita a sua permanência em Portugal e possibilita o acesso ao emprego, se for cidadão de um país fora do Espaço Económico Europeu;
  • Certificado de habilitações, sempre que a sua formação for profissionalizante ou superior.
15. Enquanto utente do Centro de Emprego, de que serviços posso beneficiar?

O IEM, IP-RAM oferece-lhe os seguintes serviços:

  • Ajudamo-lo a encontrar um emprego que vá ao encontro das suas habilitações e experiência profissional;
  • Apoiamo-lo a candidatar-se a ofertas do Espaço Económico Europeu;
  • Recebemos o seu requerimento de Prestações de Desemprego;
  • Oferecemos Orientação Vocacional e/ou Profissional;
  • Promovemos ações de Técnicas de Procura Ativa de Emprego;
  • Promovemos oportunidades de Estágio;
  • Encaminhamos para experiências profissionais através de Programas Ocupacionais;
  • Encaminhamos para formação profissional gratuita.
16. O Centro de Emprego enviou-me uma convocatória para a minha residência, mas não pude comparecer. Como devo proceder?
Deve apresentar justificativo dos motivos para a sua não comparência, no prazo de cinco dias a contar da data para a qual foi convocado.
São consideradas justificações atendíveis, designadamente, a incapacidade temporária por doença, o cumprimento de deveres legais ou outros motivos, devidamente avaliados e aceites pelo Centro de Emprego.
17. Gostava de ter uma experiência profissional fora da região. O que devo fazer para procurar emprego num país da União Europeia / do Espaço Económico Europeu ou na Suíça?

A rede EURES destina-se a apoiar os cidadãos nacionais dos 28 Estados-Membros da União Europeia, bem como os cidadãos da Noruega, Islândia, Liechtenstein e Suíça, na procura de emprego noutros países europeus. A rede dispõe de conselheiros EURES, especialistas em questões de mercado de trabalho europeu e condições de vida e trabalho nos países do Espaço Económico Europeu (e Suíça), que podem fornecer-lhe informações gerais sobre: mobilidade; legislação laboral; segurança social; impostos; práticas de recrutamento, etc.

Pode, em primeiro lugar, consultar o portal EURES (https://ec.europa.eu/eures/) onde poderá pesquisar ofertas de emprego nos países que integram a União Europeia, o Espaço Económico Europeu, e também na Suíça. Mais de 1 milhão de ofertas de emprego são diariamente disponibilizadas no Portal, em todas as áreas profissionais e níveis de qualificação, podendo ser consultadas, por exemplo, por países, por regiões, por profissões, por tipo de contrato ou ainda pelo cruzamento de vários critérios de pesquisa. Pode, igualmente, inscrever-se na base de dados CVs do Portal, colocando os seus dados/perfil profissional à disposição para consulta por parte dos empregadores no EEE e Suíça. Esta inscrição pode ser aliada à criação de uma conta “O meu EURES”, que lhe permite criar e gerir perfis de pesquisa e receber notificações por correio eletrónico sobre novas ofertas de emprego disponibilizadas no Portal.

Num segundo momento, poderá consultar a nossa conselheira EURES através do e-mail eures.madeira@iem.madeira.gov.pt – que o(a) ajudará na obtenção de informação sobre condições de vida e trabalho noutros países da UE/EEE e na Suíça e o(a) poderá apoiar na definição do seu projeto de mobilidade.