A Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, através do Instituto de Emprego da Madeira, realizou, no passado dia 20 de setembro, no Centro de Congressos da Madeira, a III Gala do Empreendedor.
Este evento pretendeu homenagear, de forma solene, o espírito empreendedor e o sucesso dos empresários que, mesmo quando confrontados com situações de vulnerabilidade pessoal e social, como é o caso do desemprego, conseguiram superar todas as adversidades, tornando-se em agentes de desenvolvimento económico.
Estes empreendedores foram apoiados pelo IEM através do programa CRIEE – Programa de Criação de Empresas e Emprego, do IEM, IP-RAM que, desde 2017, apoiou mais de 249 projetos, a que correspondem 435 novos postos de trabalho e cerca de 4,5 milhões de euros.
Ao longo da gala foram atribuídos 7 prémios de forma a destacar quer o sucesso de novas iniciativas empresariais. Este ano, as empresas galardoadas foram distinguidas nas seguintes categorias:
- Prémio “Mais Digital”: Barbara Letícia Rodrigues Sabino, Bruna Carina Aguiar Fernandes Livramento e Ricardo Jorge Aguiar Fernandes Livramento, da empresa BRB – Agência de Criatividade (ver vídeo de apresentação)
- Prémio “Mais Jovem”: Diana Ferreira Vieira, da empresa “Dii Vieira” (ver vídeo de apresentação)
- Prémio “Mais Local”: Maribel Carvalho da Silva, da empresa “Cabeleireiro Santa Teresa” (ver vídeo de apresentação)
- Prémio “Mais Sustentabilidade”: João Francisco Barreto Ferreira, da empresa “Someq – Equipamentos e Serviços” (ver vídeo de apresentação)
- Prémio “Mais Reconhecimento”: Celso Elias Alberto Xerinda, da empresa “Hoyo Hoyo – Sabores de Moçambique” (ver vídeo de apresentação)
- Prémio “Mais Emprego” e “Mais Volume de Negócios”: Júlio Paulo Leitão da Silva Pereira, das empresas “Kampo”, “Ákua” e “Kôdea” (ver vídeo de apresentação)
Os prémios “Mais Emprego” e “Mais Volume de Negócios” foram atribuídos ao empresário, Júlio Pereira, mais conhecido por “Chef Júlio”. Na área da restauração, tem investido nos seus espaços, na formação e gestão das equipas e qualidade do produto, contribuindo também de forma inclusiva para a inserção de pessoas que se encontrando em situação de desemprego obtiveram uma oportunidade de trabalho e integram hoje uma equipa com cerca de 40 colaboradores.
A Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Emprego da Madeira, Dra. Vânia Jesus, e a Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Dra. Augusta Aguiar, ambas aproveitaram a oportunidade para endereçar felicitações aos premiados e deixaram palavras de esperança e motivação aos demais empreendedores presentes, bem como um reconhecimento e agradecimento especial a todos os trabalhadores do Instituto de Emprego da Madeira. (ver vídeo de agradecimento)