O eJovem destina-se a desempregados com idade compreendida entre os 18 e os 29 anos, aferida à data de entrada da candidatura e que reúnam, cumulativamente, as seguintes condições:
Quando o projeto é desenvolvido em associação com não promotores, os promotores devem estar em número igual ou superior e ter uma participação no capital social igual ou superior a 51%.
O plano de formação teórica na área de gestão é definido para um número mínimo de 10 e máximo de 15 formandos.
O plano de formação teórica contempla os seguintes módulos: Acolhimento e integração, Competências empresariais do empreendedor, Qualidade e inovação, Gestão de recursos humanos, Cálculo financeiro, Marketing, mercados e negociação comercial, Organização contabilística, Enquadramento jurídico e fiscal, Higiene e segurança no trabalho e Elaboração de um projeto de investimento.
A formação tem a duração de 180 horas, desenrolando-se ao longo de 2 meses.
Os formandos têm direito ao subsídio de alimentação e ao subsídio de transporte durante o período da formação.
Os candidatos que obtenham aprovação na formação teórica e que apresentem um projeto de criação de emprego com viabilidade técnica, económica e financeira podem beneficiar do apoio financeiro ao projeto de criação de emprego, correspondente a 12 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS) por cada posto de trabalho criado, majorado em:
Estas majorações não são acumuláveis entre si, optando-se pela mais vantajosa.
E, ainda:
Estas majorações são acumuláveis entre si.
Os projetos de criação de emprego com plano de investimento associado podem ter um acréscimo de apoio financeiro até mais 15 vezes o valor do IAS, por cada posto de trabalho, desde que aplicado em despesas consideradas elegíveis.
São prestados aos promotores serviços de consultoria, nos casos em que o IEM, IP-RAM considere essa necessidade.
Os beneficiários das prestações de desemprego devem requerer a atribuição do pagamento, de uma só vez, das prestações não recebidas, valor que concorre para financiamento do projeto.
A apresentação de candidaturas está sujeita a períodos limitados a definir e publicitar pelo IEM-IP-RAM.
Poderá candidatar-se através do formulário próprio, disponibilizado na área inferior "Anexos", acompanhado de todos os documentos solicitados.
O formulário de candidatura e a respetiva documentação deverão ser entregues nos serviços centrais do Instituto de Emprego da Madeira (IEM, IP-RAM) situado na Rua da Boa Viagem n.º 36 ou entregues no balcão do IEM na Loja do Cidadão.