Trabalhar noutro país significa um conjunto de desafios para os quais todos se devem preparar adequadamente. A adaptação a uma nova cultura e uma nova língua, legislação laboral e um sistema de proteção social diferentes, questões de fiscalidade, de acesso à saúde e ao ensino. Informação sobre o custo de vida, a procura de alojamento ou até, num primeiro momento, como procurar e candidatar-se a um emprego – são algumas das condições a ponderar, sem precipitações, antes de partir.
A Rede EURES ajuda a encontrar emprego por toda a Europa, assim como, eventuais empregadores à procura de recursos humanos.
O princípio da livre circulação dos trabalhadores da União Europeia é considerado um dos mais importantes direitos dos cidadãos da UE. Isto significa que poderá deslocar-se para qualquer Estado-Membro da UE, bem como para a Islândia, o Listenstaine, a Noruega e a Suíça para procurar e aceitar um emprego.
No entanto, usufruir deste direito pode, por vezes, parecer um grande desafio e uma tarefa difícil. O objetivo da EURES é precisamente ajudar e apoiar os candidatos a emprego e os empregadores nesta situação.
Tal envolve a prestação de uma vasta gama de serviços, disponíveis no portal EURES ou através da vasta rede humana de mais de mil conselheiros que trabalham nas organizações membro e parceiras da EURES.
Os serviços EURES aos candidatos a emprego e aos empregadores incluem:
Para mais informações sobre os serviços EURES, visite as várias secções deste sítio Web, consulte os dados de contacto dos membros e parceiros EURES na página «EURES no seu país» ou entre em contacto direto com um conselheiro EURES através de telefone, e-mail ou chat. Pode igualmente contactar o Serviço de Apoio EURES para ajuda na utilização do portal ou mais esclarecimentos.
Gabinete dos Serviços da Rede EURES
Rua do Hospital Velho, 26 – 9060 – 129 Funchal
Telef.: (+351) 291 145 740
E-mail: eures.madeira@iem.madeira.gov.pt | ines.mendonca@iem.madeira.gov.pt
Candidaturas: euresmadeira@gmail.com
Website oficial: https://ec.europa.eu/eures/