No passado dia 5 de abril, o Instituto de Emprego da Madeira (IEM) deu início ao projeto “11 Meses, 11 Concelhos”, no Funchal. Esta iniciativa almeja impulsionar a empregabilidade e o aperfeiçoamento profissional dos desempregados inscritos no IEM em toda a Região Autónoma da Madeira.
A iniciativa teve início com um workshop denominado ‘Empoderamento Jovem’ o qual teve lugar no Polo de Emprego da Sociohabita Funchal. A Dra. Vânia Jesus, Presidente do IEM, esteve presente na sessão de abertura, enfatizando o compromisso do projeto em reforçar a autoestima, a resiliência e a autonomia dos jovens madeirenses para o contexto laboral.
Durante a tarde, a Dra. Vânia Jesus, juntamente com a Secretária Regional de Inclusão e Juventude, Dra. Ana Sousa, efetuaram visitas a entidades apoiadas pelo Instituto, como as empresas a ‘Conta Mais Certa’ e o Lar d´Ajuda, com programas de emprego a decorrer relativos às tipologias formação/emprego, estágios e incentivos à contratação, e, ainda, à empresa Serlima Ambiente, com participantes integrados no programa ‘Formação/Emprego’.
Finalmente, a Dra. Vânia Jesus realçou a importância do projeto “11 Meses, 11 Concelhos” na consolidação da relação do IEM com a comunidade: “Como entidade pública, o IEM mantém uma postura proativa e um diálogo constante com os desempregados e as entidades empregadoras, através da descentralização e do trabalho colaborativo, temos a oportunidade de compreender as dinâmicas locais, responder às necessidades dos cidadãos e enfrentar os desafios do mercado de trabalho”, frisando, ainda, que a capacitação é essencial para a empregabilidade. O projeto “11 Meses, 11 Concelhos”, ao promover um diálogo constante e próximo com as forças vivas de cada concelho, visa o desenvolvimento de soluções eficazes. Esta é a nossa principal prioridade”.
O périplo pelos 11 concelhos da RAM, ao longo de 11 meses do ano, pretende refletir o empenho do IEM na promoção da inclusão social e da igualdade de oportunidades através do emprego, atendendo às necessidades laborais e de empregabilidade específicas de cada concelho.

Eventos relacionados